quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Matemática... Ai a matemática!

Era uma vez um cliente num supermercado. Quando chega à caixa tinha uma conta para pagar de 2.12€.
Deu à senhora da caixa 10€ e perguntou-lhe se lhe davam jeito trocos.
Ela disse que sim. Assim, ele depois de ver a carteira respondeu-lhe:
-Só tenho 11 cêntimos ou então 20 cêntimos, 0,12€ não tenho:
- Deixe estar - respondeu-lhe ela. É que não pode ficar a faltar 1 cêntimo na caixa - continuou.
- Ok.
Depois de dado o troco de 7.88€, diz a senhora:
- Agora pode dar-me as pequeninas que eu troco por uma de 10 cêntimos.
- Como?! Mas só tenho 9 cêntimos - diz o cliente.
- Não faz mal, tome os 10 cêntimos e fica assim.
O cliente pensa em explicar à senhora que era a mesma coisa que lhe ter dado 0.11€ e ela lhe ter dado 8€ de troco, mas pensou para si:
- Ela não vai entender e se isto demorou este tempo todo a explicar por escrito, verbalmente ia ser o resto da tarde.

Sem comentários: